Palavras que conectam a marcas: Ecolinguística no processo criativo
Resumo
Este artigo explora a interseção entre Publicidade e Ecolinguística na criação de nomes de marcas, analisando os processos criativos e de significação. Utilizando teorias de Couto (2007), Couto e Couto (2024), Sant’Anna (2012), Pazmino (2015) e Perez (2016), o estudo identifica padrões linguísticos que influenciam a memorização e o impacto dos nomes. A pesquisa adota uma abordagem multimetodológica, combinando técnicas criativas como SCAMPER e brainstorming com conceitos ecolinguísticos, como a ampulheta da lexicalização, para enriquecer o processo criativo. O estudo propõe um quadro que conecta tipos de nomes, processos criativos e significados, oferecendo suporte na construção de identidades de marca.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


3.png)


