When Ecolinguistics meets Corpus Linguistics – a corpus-assisted ecolinguistic study of China’s Ecological Civilization Discourse (ECD)
Resumo
O discurso da civilização ecológica é uma forma de expressão concreta do discurso harmonioso, é a construção do significado do discurso harmonioso para o contexto e a prática da civilização ecológica. Este estudo combinou as abordagens teóricas e metodológicas de duas disciplinas: Linguística de Corpus e Ecolinguística. Adotamos essa abordagem para examinar o ECD dentro do corpus BCC para verificar quais insights a Ecolinguística Assistida por Corpus pode fornecer em relação à ordem das palavras, seleção e frequência, bem como a interpretação e análise do discurso, seus sujeitos e ideologias. Descobrimos que, ao compreender e examinar o estabelecimento, o discurso e a implementação prospectiva da civilização ecológica, podemos adquirir perspectivas valiosas sobre a coexistência harmoniosa entre humanos, natureza e sociedade, bem como aprender coisas significativas – positivas e negativas – para mudar do discurso harmonioso e ecológico para um modo de vida harmonioso e ecológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


3.png)


