Creating environmental education materials for language learning: ten tips
Resumo
Este artigo tem como objetivo propor dez dicas práticas para integrar a educação ambiental (EA) em materiais de aprendizagem de línguas. Ele enfatiza como a linguagem molda as perspectivas ambientais e incentiva a incorporação de vozes tradicionais, indígenas e ecocêntricas. As dicas incluem oferecer exemplos positivos, valorizar ações individuais e coletivas, abordar o impacto da produção de alimentos e verificar se os elementos ambientais não são apagados. Ele destaca a importância da Teoria das Inteligências Múltiplas, conexões locais, pensamento crítico e colaboração com indivíduos com ideias semelhantes. Espera-se que, ao aplicar essas estratégias, os educadores possam criar materiais de linguagem mais significativos que aprimorem a educação ambiental e inspirem ações sustentáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


3.png)


