Os princípios educativos feministas impressos e expressos no jornal “Nós Mulheres” nos anos de 1970
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v24i46.56369Palavras-chave:
Mulheres, Imprensa Feminina, Princípios educativosResumo
O artigo analisa o perfil das mulheres que produziram o periódico “Nós Mulheres”, publicado no Brasil na década de 1970, e os princípios educativos femininos expressos em suas edições iniciais. O objetivo é destacar como essas mulheres, por meio do jornal, atuaram como agentes formadoras de pensamento e consciência coletiva, promovendo um processo educativo que reforçava o sentimento de pertencimento à agenda da humanidade. O “Nós Mulheres” posicionava-se como um veículo de oposição à ordem vigente, articulando as lutas femininas e contribuindo para a construção da identidade feminina brasileira. A análise baseia-se nos pressupostos da Escola dos Annales, considerando os diálogos entre civilização, cultura e sociedade da época. Como resultado, destacamos o papel dessas brasileiras na produção de narrativas que inspiraram outras mulheres a trilharem seus próprios caminhos e a participarem ativamente da sociedade.
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