Notas Musicais e Bibliográficas
Uma Análise Indiciária das Notas de Ferdinand Denis em Uma Festa Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i40.42129Palavras-chave:
Música, Festa, CulturaResumo
O presente artigo consiste na análise das notas bibliográficas da obra Uma Festa Brasileira, do autor francês Ferdinand Denis, através da perspectiva do paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg. Na obra, Denis reconstrói a pitoresca festa realizada em Rouen, no ano de 1550, em homenagem aos monarcas Henrique II e Catarina de Médici. Contudo, as notas bibliográficas presentes na obra nos oferecem indícios de grande importância para o estudo da História Social da Cultura no início da modernidade, pois informa acerca da origem dos indivíduos que figuravam como “atrações” e daqueles que ocupavam função de convivas. Ademais, as notas apresentam detalhes sobre a música e demais práticas culturais festivas do Brasil colonial.
Referências
DENIS, Ferdinand. Uma festa brasileira. Brasília: Edições do Senado Federal, 2011.
FERNANDES, Florestan. A função social da guerra na sociedade tupinambá. São Paulo: Globo, 2006
FILHO, José Alexandrino de Souza. A “Festa Brasileira” ou o Teatro do “Bom Selvagem”: um estudo sobre o papel do índio brasileiro na entrada de Henrique II em Rouen em 1550. Revista Morus – Utopia e Renascimento. Campinas, s.v., n. 5, p. 221-240, s.m., 2008. Disponível em: http://www.revistamorus.com.br/index.php/ morus/article/viewFile/44/30. Acesso em: 20 jan. 2022.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GINZBURG, Carlo. Sinais: Raízes de um paradigma indiciário. In: ______. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.
REVEL, Jacques (org.) Jogos de escala: a experiência da micro-analise. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
SPONSLER, Claire. Traveling Players: Brazilians in the Rouen Entry of 1550. In: SPONSLER, Claire; CHEN, Xiaomei (Editors). East of West: crosscultural performance and the staging of difference. New York: Palgrave, 2000. p. 167-181.
VAINFAS, Ronaldo. A Heresia dos Índios: catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1994
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Em Tempo de Histórias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).