Os direitos humanos (re)conquistados no Brasil, desde a década de 1970
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i22.19832Palavras-chave:
Direitos Humanos. Constituição. Democracia.Resumo
Depois de situar as diferentes categorias teóricas de direitos humanos e dos direitos de cidadania, o ensaio narra e analisa as lutas de reconquista, a partir dos anos 1970, de um regime democrático e dos direitos a ele associados. Nada obstante a sociedade brasileira haver alcançado uma Constituição progressista ao conceber o elenco de direitos civis, políticos, sociais e difusos, as garantias de exercício desses direitos ainda estão sendo construídas desde então. Assim, o ensaio analisa a importância dos direitos civis e políticos recuperados nos anos 1970-80 e aborda ainda a recuperação da estabilidade monetária, nos anos 1990, como elemento essencial para que o País avançasse na direção de melhorias no plano dos direitos sociais e difusos. Por fim, são abordados os limites que a realidade socioeconômica e cultural impõe para que os direitos humanos sejam assegurados de forma mais ampla e permanentes para os brasileiros.
Referências
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
CARVALHO. José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
FLEISCHER, David (Org.). Da distensão à abertura: as eleições de 1982. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1988.
MARSHAL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MORÃES, Alexandre de. Direito constitucional. São Paulo: Atlas, 2008.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasil: direitos humanos, 2008. A realidade do país aos 60 anos da Declaração Universal. Brasília: SEDH, 2008.
SANTANA, Marco Aurélio. “Trabalhadores em movimento: o sindicalismo brasileiro nos anos 1980-1990” In FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O Brasil Republicano ”“ o tempo da ditadura, livro 4. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2007, p. 283-313.
SANTOS, Wanderlei Guilherme. Cidadania e justiça: a política social na ordem jurídica. Rio de Janeiro: Campus, 1987.
SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.
SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Getúlio Vargas a Castelo Branco, 1930-1964. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003a.
________________. Brasil: de Castelo a Tancredo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).