Letramento Científico no Século XXI

definições, problemáticas, desafios e avanços na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/e-bfis.v12i1.53327

Resumo

A presente pesquisa é baseada nos resultados do pós-doutoramento do Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa, realizado no Instituto de Física, da Universidade de Brasília, sob a supervisão do Prof. Dr. Marcello Ferreira, entre 2020 e 2021. De natureza qualitativa, ancorada em formulários eletrônicos, proporcionou apontamentos acerca da percepção e da experiência dos estudantes do curso de extensão em Escrita Científica, coordenado por ambos, em relação ao letramento científico. Os dados evidenciaram padrões de comportamento, convergência e divergência, reforçando a relevância da crítica acerca do papel da tecnologia na educação e seus impactos na formação dos indivíduos na cultura digital. Além disso, o estudo contribuiu para ampliar o entendimento acerca do letramento científico na Educação Superior, bem como para identificar desafios e avanços na promoção do ensino e aprendizagem da ciência. Ao abordar aspectos da razão e da emoção de forma interdisciplinar e reflexiva, respeitando distintas bases epistemológicas, buscou oferecer contribuições significativas para o campo educacional e tecnológico em perspectiva reflexiva, inclusiva, eficaz e adaptada às demandas da sociedade contemporânea na interface educação e tecnologia.

Biografia do Autor

  • Marcello Ferreira, Instituto de Física, Universidade de Brasília (UnB)

    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto e Centro Internacional de Física, Universidade de Brasília.

     

  • Marcos Rogério Martins Costa, Universidade de Brasília

    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Instituto de Letras, Universidade de Brasília.

  • Érika Nazaré Gadelha Meira Cerqueira

    Escrita com Ciência, Brasília, Distrito Federal.

  • Olavo Leopoldino da Silva Filho

    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto e Centro Internacional de Física, Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Edição

Seção

Divulgação científica e Ensino de Física

Como Citar

Letramento Científico no Século XXI: definições, problemáticas, desafios e avanços na Educação Superior. (2024). E-Boletim Da Física, 12(1). https://doi.org/10.26512/e-bfis.v12i1.53327

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)