A ATUALIDADE DA AFINAÇÃO PITAGÓRICA
DOI :
https://doi.org/10.26512/dramaturgias29.59430Mots-clés :
Pitagorismo, Afinação expressiva, Temperamentos musicais, Razões matemáticas na músicaRésumé
A identificação de uma razão matemática para a definição de frequências e notas musicais pode ser considerada o principal legado do pitagorismo para a área da música. Essa base matemática constitui o elemento central da discussão que permeia o desenvolvimento de sistemas de afinação desde a antiguidade até os dias atuais. O debate atraiu a participação de astrônomos, filósofos, matemáticos e músicos como Aristóxeno, Ptolomeu, Euclides, Boécio, Galilei, Descartes, Newton e Alexander Ellis, todos em busca de soluções para a definição de um sistema de afinação funcional para a execução em instrumentos de teclado, corda, sopro e para a voz humana. Nesse contexto, emerge a relevância de discutir a atualidade do sistema de afinação proposto por Pitágoras para o conhecimento contemporâneo.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© RICARDO DOURADO FREIRE 2025

Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
