Entre o simbolismo e o som: Um exame analítico musical do conceito do Graal de Richard Wagner no prelúdio de Lohengrin e seu significado para o enredo da ópera
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias24.52120Palavras-chave:
Richard Wagner, Lohengrin, Lenda do GraalResumo
O prelúdio esférico do Lohengrin, de Richard Wagner transmite uma manifes- tação musical do Graal divino e sua aura. A importância do Graal na ópera é crucial, apesar de suas poucas menções no libreto, pois ele serve como ponto de partida para a resolução do conflito de origens. Este estudo adota uma perspectiva analítica da música para esclarecer o conceito do Graal na obra de Wagner. Ele começa com uma visão geral do Graal e suas várias origens, le- vando em conta as fontes usadas por Wagner. A gênese e o enredo geral de Lohengrin são negligenciados devido à sua contribuição limitada para o tópi- co da pesquisa. Na seção principal, o prelúdio é primeiramente descrito com base em uma impressão auditiva, e contextualizado com uma interpretação baseada em personagens de Hector Berlioz. Em seguida, é feito um exame da estrutura do prelúdio e uma análise detalhada do tema do Graal e sua inter- pretação. Além disso, discute-se se Wagner retrata o Graal como um objeto concreto ou como uma ideia abstrata. São mostradas as ligações com a nar- rativa do Graal no terceiro ato e no restante da ópera. O estudo termina com uma conclusão que enfatiza os principais resultados e aponta possíveis abor- dagens para pesquisas futuras em musicologia moderna. É feita uma avalia- ção do uso do Graal por Wagner em Lohengrin, com referência a histórias mais antigas que podem ter influenciado a ideia de Wagner sobre o Graal.
Referências
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