n. 177 (15): Dor On Line

Autores

  • Paulo Barboni Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dol.v0i177.16485

Palavras-chave:

Revista completa

Resumo

Edição de Abril de 2015 ”“ Ano 15 ”“ Número 177

Caros Leitores, a equipe do Dol apresenta a vocês a edição de abril de 2015 de nosso Boletim mensal. Nesta edição trazemos um interessante editorial tratando do Sistema Complemento, um histórico e seu papel na dor, sistema imune e somatossensorial, e implicações clínicas. Além disso, em nossa seção de Divulgação Científica, trazemos alertas tratando de aplicativos para o gerenciamento da dor, um vídeo sobre um método fisioterápico para redução da dor, uma reflexão sobre o papel do farmacêutico no tratamento da dor crônica e do câncer, o papel da ligação afetiva estável na dor ,o custo e qualidade de vida em idosos com dor crônica, além de um novo estudo clínico avaliando combinações de opioide e antidepressivo para dor neuropática. Na seção de Ciência & Tecnologia, trazemos alertas tratando da participação de neurônios glicinérgicos no controle da dor e da coceira, oxidação e nocicepção na dor associada à endometriose, efeitos ansiolítico do tramadol e de embotamento emocional do acetominofeno. Boa leitura!

Divulgação Científica

1. Aplicativos de celulares melhoram a atenção ao paciente. Tecnologia agindo na Dor.

2- Isostreching para dor osteomusculares. Método Francês para redução da dor.

3. Papel do farmacêutico no seguimento farmacoterapêutico para o controle da dor de origem oncológica. Inserção do farmacêutico no controle da dor.

4. A ligação afetiva de um casal estável no efeito de dor. A presença do parceiro associada à dor.

5. Severidade da dor crônica na população idosa na Suécia, impacto nos custos e na qualidade de vida. A dor crônica e a senescência estão diretamente relacionada com um aumento nos custos financeiros.

6. Estudo mostra combinação eficaz para alívio da dor neuropática. Estudo demonstra eficácia superior de analgésico opioide combinado com antidepressivo.

Ciência e Tecnologia

7. Participação de neurônios glicinérgicos no controle da dor e da coceira. Estudo que reforça a teoria da comporta.

8. Oxidação e nocicepção na dor associada à endometriose. Uso de antioxidantes para o tratamento da dor em mulheres com endometriose.

9. Tramadol reduz a ansiedade e depressão possivelmente induzidas pela dor. Uso do tramadol no alívio de fatores emocionais e da dor crônica.

10. Acetaminofeno pode limitar a sua alegria. Uso do medicamento embota descriminação de imagens associadas a sentimentos positivos e negativos.

Biografia do Autor

  • Paulo Barboni, Universidade de Brasília

    Professor Doutor


    Faculdade de Ceilândia QNN14 Área Especial, Ceilândia, DF CEP 72220-140 Telefone: 55 61 3376 7487 /FAX: 3376 6042 cel: 61 9957 0045

    Editor Científico

    Faculdade de Ceilândia, Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia

    Centro Metropolitano, conjunto A, lote 01

Downloads

Publicado

2015-08-13

Edição

Seção

Revista Completa