Musa Impassível: uma leitura tridimensional da imagem
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v1i1.0/8270Palavras-chave:
Semiótica Social. Gramática Visual. Leitura tridimensional.Resumo
O presente artigo pretende, Ã luz dos preceitos da Semiótica Social e da Gramática Visual de Kress e de van Leeuwen (2006), descrever os modos como uma imagem tridimensional combina regularidades visuais. O resultado de tal análise demonstra que a aplicação das categorias analíticas da leitura da modalidade visual tridimensional possibilita ver a imagem aqui analisada, e tantas outras, sob novas perspectivas. Com base nesse resultado, conclui-se que a habilidade de
leitura de imagens, da forma ainda mais profunda que as categorias analíticas proporcionam, estabelece uma relação diferente entre o representado e o observador. Desenvolver tal habilidade é, portanto, avançar nas práticas discursivas das sociedades do século XXI.
Referências
BARTHES, R. Imagem e Moda. In: BARTHES, R. Inédito. BENEDETTI, Ivone Castilho (Trad.). v. 3. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Roland Barthes).
COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção Primeiros Passos).
LAURA ARTES. Três Graças. Disponível em: . Acesso em: 2 dez.2010.
MANGUEL, A. Lendo imagens. FIGUEIREDO, Rubens; EICHEMBERG, Rosaura; STRAUCH, Cláudia (trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 2. ed. London/New York: Routledge, 2006.
VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics London/New York: Routledge, 2005.
VIEIRA, J. A.. Afinal, existem metáforas visuais? In: VIEIRA, J. A.; BENTO, A. L.; ORMUNDO, J. da S. (Org). Discursos nas práticas sociais. São Paulo: Annablume, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.