Percursos e avanços do texto multimodal: novas perspectivas na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v1i1.0/8049Palavras-chave:
Análise do Discurso. Multimodalidade.Resumo
No âmbito das novas perspectivas contemporâneas para o texto, a comunicação sempre foi multimodal. Tal premissa torna possível determinar os percursos do fenômeno da multimodalidade nas práticas sociais do contexto atual. Assim, Ã luz dos preceitos da Semiótica Social ”“ que defende serem os participantes em posição de poder os que levam os outros participantes a um maior esforço de interpretação ”“, com enfoque nas diversas semioses envolvidas na produção de sentidos como um meio legítimo de método analítico, pôde-se observar que, independentemente do tipo de discurso a ser estudado, é necessário considerá-lo frente ao contexto social e cultural, tendo em vista ser o discurso um modo de ação capaz de alterar o mundo e os indivíduos que dele participam. Nesse sentido, os textos aqui analisados revelaram aspectos ideológicos da construção multimodal e o interesse dos produtores de textos guiados pelas necessidades sociais. Em vista disso, conclui-se que devemos nos voltar para formas de investigação de textos multimodais, desconstruindo a ação alienadora da imagem e construindo uma avaliação crítica de tudo o que vemos. Aprender a lidar com o excesso de informações do mundo mediado das sociedades modernas é portentoso recurso de pesquisa e de construção de conhecimento, desvelando os fenômenos da linguagem e instrumentalizando para um mundo multimodal, povoado de imagens e de sons, para saber lidar criticamente com a natureza desse tipo de discurso.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.