ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS MULTIMODAIS PUBLICITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/20949Resumo
Este texto está situado nas vertentes sócio cognitiva e Semiótica Social da Análise Crítica do Discurso e tem por tema a composição argumentativa de anúncios publicitários multimodais impressos. Objetiva-se examinar a inter-relação imagem, cores e palavras; analisar a distribuição dos elementos textuais em sua espacialização e verificar as estratégias argumentativas utilizadas na produção textual. Justifica-se a pesquisa, devido à preferência dada aos textos multimodais na pós-modernidade, de forma a merecerem estudos para se entender, com um enfoque interacional, a sua produção/compreensão. Entende-se que todas as formas de conhecimento são produzidas no e pelo discurso, sendo que as cognições sociais são tanto grupais como extragrupais. Com um procedimento teórico-analítico, os resultados foram obtidos por método qualitativo. Tais resultados indicam que o texto publicitário multimodal é construído com um conjunto de estratégias argumentativas guiadas para produzir a sedução do outro, transformando-o em consumidor.
Referências
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
POTTIER, B. Presentation de la lingüística. Madrid: Alcalá, 1974
SANT'ANNA, A.; ROCHA JÚNIOR,I.; GARCIA,L. F. D. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Pioneira, 2011.
MUCCHIELLI, R. A psicologia da publicidade e da propaganda. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.
SANDMANN, A. J. A linguagem da propaganda. 3ª ed., São Paulo: Contexto, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.