CONCEPÇÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/11590Palavras-chave:
Discurso. Identidade. Secretariado Executivo.Resumo
Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa que visa analisar criticamente determinados discursos acerca da profissão de Secretariado Executivo. Para alcançar os objetivos traçados, partimos de uma breve explanação sobre a referida profissão, sobre a teoria de Análise de Discurso Crítica e sobre o conceito de identidade. Buscamos, em um segundo momento, definir as atividades desempenhadas por um secretário executivo e identificar “O que é o Secretariado Executivo” na concepção dos sujeitos participantes da pesquisa. Como método de trabalho, valemo-nos da aplicação um questionário online para um grupo de quarenta pessoas, as quais possuem diploma de curso superior ou estão cursando uma graduação e que não trabalham na área secretarial. Como teoria norteadora e método de análise, ancoramo-nos nos estudos de Resende e Ramalho (2006) sobre a Análise de Discurso Crítica. Por meio da análise empreendida, foi possível constatarmos a representação do Secretariado Executivo como um profissional essencial para uma organização e como uma profissão relacionada à assessoria executiva, mas que, de acordo com os sujeitos da pesquisa, teria como tarefas principais a ela inerentes a organização da agenda e a gestão das atividades de seu superior, o que não coaduna com atribuições do profissional dispostas na lei de regulamentação da categoria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.