Inventário Botânico Afetivo:

reflexões a partir da produção de antotipia

Autores

  • Karolyne Santiago Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste
  • Daniela Nery Bracchi

Palavras-chave:

Antotipia, Fotografia, Processos fotográficos alternativos, Sustentabilidade

Resumo

O projeto Inventário Botânico Afetivo explora a antotipia, técnica fotográfica ancestral que utiliza pigmentos naturais extraídos de plantas para criar imagens sensíveis e únicas. A partir de pesquisa e experimentação, busca-se resgatar esse processo e evidenciar seu potencial artístico e ecológico. Utilizando a vegetação de Caruaru, no Agreste Pernambucano, como fonte de pigmentos, o projeto resultou em um acervo que documenta a diversidade da flora local e suas possibilidades expressivas. Cada imagem revela a interação entre luz, planta e papel, destacando a beleza e a singularidade da natureza. Além de seu valor estético, a proposta reflete sobre a sustentabilidade e o vínculo humano com o ambiente. A metodologia baseia-se na A/r/tografia, que integra arte, pesquisa e ensino, articulando imersão teórica, experimentação com espécies vegetais e produção de um inventário fotográfico.

Biografia do Autor

  • Karolyne Santiago, Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste

    Karol Santiago é graduanda em Design na UFPE/CAA, aprofundou-se em fotografia, integrando grupos de estudo e estagiando no Fotolab - Laboratório de Fotografia do Agreste, onde pesquisou fotografia alternativa e técnicas analógicas (cianotipia, antotipia, fitotipia, goma bicromada e pinhole), aplicando-as em oficinas (2023-2025). Atuou como monitora da disciplina Fotolinguagem (2023-2024) e no Pequeno Encontro da Fotografia (2023). Desenvolveu o projeto "Inventário Botânico Afetivo" através da BICC - Bolsa de Incentivo à Criação Cultural, cujos resultados foram apresentados na Ciranda Fotográfica do 10° Pequeno Encontro da Fotografia (2024-2025).

     

    Teve trabalhos selecionados em eventos como a MoventeMangue_Arte (2023 e 2024), SaFor (2023) e o Festival de Fotografia de São Paulo (2024), além de publicações em revistas como Intransitiva (2023) e Mathilda (2024) e Integrou a exposição coletiva "Nosotras" do Coletivo Fotógrafas em Pernambuco (2024).

     

    É cofundadora do Tipia Coletivo Fotográfico, onde compartilha aprendizados sobre fotografia experimental, artes, feminino, cultura e vivências, desenvolvendo oficinas de processos fotográficos históricos.

     

Referências

Almeida, Bárbara L. Curso de Antotipia: Nível Avançado. Google Meat, de 29 a 31 de agosto de 2024 (informação verbal).

Cadôr, Amir Brito. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

Dias, Belidson; Irwin, Rita L. Pesquisa educacional baseada em arte. 2. ed. Santa Maria: Ed. UFSM, 2023.

Dido-Huberman, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

Fabbri, Malin. Anthotypes - Explore the Darkroom in Your Garden and Make Photographs Using Plants. [S.l.]: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2012.

Ferraz, Rosane Carmanini. Entre usos e funções: a prática do colecionismo de fotografias no século XIX e sua difusão no Brasil Imperial. v. 10, p. 183–198, 2014.

Ingold, Tim. Fazer: Antropologia, arqueologia, arte e arquitetura. São Paulo: Vozes, 2013.

James, Christopher. The Book of Alternative Photographic Processes. 3° edição. Boston: Cengage Learning, 2015.

Lima, Cláudia de Andrade. Goma Bicromatada: uma alternativa visual possível para projetos de design gráfico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.

Silva, Vanessa Karol da. Herança entre tons: fotolivro revelado por meio de antotipia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.

Sontag, Susan. Sobre Fotografia. Trad.: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Sugasti, Aurora Narmada. ANTOTIPIA: Pesquisa e Produção em Processos Fotográficos Histórico-Alternativos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes) - Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Brasília, 2018.

Downloads

Publicado

2025-12-26

Como Citar

Inventário Botânico Afetivo: : reflexões a partir da produção de antotipia. (2025). Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 12(2). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/59099