Motion Design como suporte ao projeto de um website imersivo sobre a Terra Média de J.R.R Tolkien

Autores/as

  • Tobias Mulling Universidade Federal de Pelotas
  • Rafael Soares dos Santos

Palabras clave:

motion design, Experiência do usuário, interface interativa, terra média, J.R.R. Tolkien

Resumen

O motion design é uma forma de expressão visual transmitida através do movimento, considerado uma abordagem eficaz no desenvolvimento de websites imersivos pois possui uma capacidade de aprimorar a experiência do usuário a partir do direcionamento da atenção do usuário, auxiliando na construção de uma narrativa, promovendo um feedback de ações ou trazendo clareza na navegação. Esta pesquisa investiga a relação entre motion design e experiência do usuário (UX) e como ambos podem contribuir na construção de interfaces, utilizando o desenvolvimento de um website imersivo baseado no universo da Terra Média, de J.R.R. Tolkien como objeto de pesquisa. O projeto utiliza a metodologia de Garrett (2011), onde foram apresentados e validados diferentes estratégias para animação de cenários e componentes de interface. Como resultado desta pesquisa, obteve-se um website imersivo que aplica o motion design, gerando um incremento na percepção da experiência do usuário.

Referencias

CARDOSO, A., RIBEIRO, R. As Diversas Denominações para o Campo do Motion Graphic Design. Educação Gráfica, Bauru. v. 26, n . 1. p. 07-19. Abr. 2022.

GARRET, J. J. The elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. 2nd Ed. Berkhy: New Riders, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRILO, A. Experiência do Usuário em Interfaces Digitais: Compreendendo o Design nas Tecnologias da Informação. 1ª Edição. Natal: SEDIS-UFRN, 2019.

KRASNER, J. S. Motion graphics design: applied history and aesthetics. Boston: FocalPress, 2008.

LAUBHEIMER, Page. The Role of Animation and Motion in UX. 2020. Disponível em: . Acesso em: mar. 2022.

LEE, Dongkyu. Transition Animation: a practical guide. Medium, 17, out de 2017. Ux Collective. Disponível em: https://uxdesign.cc/transition-animations-a-practical-guide-5dba4d42f659. Acesso em: 23, nov de 2023.

O que é benchmarking: definição, exemplos e passo a passo. G4 Educação, São Paulo, 22 Set. 2021. Todas as Matérias. Disponível em: https://g4educacao.com/portal/o-que-e-benchmarking. Acesso em: 09, mar. de 2024.

TOLKIEN, J. R. R. O Hobbit. Tradução de Lenita Maria Rimoli Esteves, Almiro Pisetta. 6ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. A.

TOLKIEN, J. R. R. A sociedade do Anel: Primeira Parte de O Senhor dos Anéis. Tradução de Ronald Kyrmse. 1ª edição. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2019. B.

TOLKIEN, J. R. R. As duas torres: Segunda Parte de O Senhor dos Anéis.Tradução de Ronald Kyrmse. 1ª edição. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2019. C.

TOLKIEN, J. R. R. O Retorno do Rei: Terceira Parte de O Senhor dos Anéis.Tradução de Ronald Kyrmse. 1ª edição. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2019. D

Publicado

2025-04-22

Cómo citar

Motion Design como suporte ao projeto de um website imersivo sobre a Terra Média de J.R.R Tolkien. (2025). Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 12(1). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/55728