Ensino de Design e Emoção: Uma análise das matrizes curriculares de graduação em Design na Região Sul do Brasil

Autores

  • Fabricio Augusto Kipper Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Adriana Sugimoto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo C. Halpern Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Tânia Luisa Koltermann da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Design, Emoção, Ensino, Graduação

Resumo

Os cursos de graduação em Design no Brasil são responsáveis por formar profissionais que tenham como perfil a capacidade de articular habilidades, competências e conhecimentos, tais como visão sistêmica interdisciplinar, capacidade criativa, de expressão e reprodução visual, assim como conhecimento de aspectos econômicos, psicológicos e sociais aplicados a projetos. Neste contexto, o Design e Emoção é um dos campos do design que vem crescendo nas últimas décadas, e este trabalho teve como objetivo examinar o seu crescimento a partir da presença da temática em disciplinas de cursos de graduação nas universidades da Região Sul do Brasil. Realizou-se uma pesquisa documental analisando as matrizes curriculares e as ementas dos cursos de bacharelado e de tecnologia em Design, Design Gráfico e de Produto, e Desenho Industrial. Como resultado, verificou-se que apenas uma instituição conta com disciplina específica relacionada à D&E, indicando a existência de uma oportuna lacuna curricular a ser preenchida. 

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ensino de Design e Emoção: Uma análise das matrizes curriculares de graduação em Design na Região Sul do Brasil. (2016). Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 3(2). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13660

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)