Artesanato mbya Guarani: contexto cultural e colonialidade

Autores

  • Maika Pires Milezzi Universidade de Brasília
  • Shirley Gomes Queiroz Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Design. artesanato. tradicional. guarani. colonialidade.

Resumo

A produção artesanal tradicional de culturas não ocidentais se desenvolve fundamentada em uma estrutura de conhecimento diferente daquela na qual foi desenvolvido o design. Com a crescente desenvolvimento de atividades de design junto a comunidades artesanais, a fim de fomentar a inserção desses produtos no mercado, questionamos se essas atividades podem gerar conflitos. Principalmente no que diz respeito a colonialidade e apagamentos de saberes tradicionais em benefício dos hegemônicos. No caminho para entender essa interação, este trabalho busca localizar a produção artesanal mbya guarani dentro de seu sistema cultural, sua relação com o território, modo de vida e cosmologia mbya guarani, para que se possa entender, posteriormente, os impactos de um projeto de design nessa produção.

Biografia do Autor

  • Maika Pires Milezzi, Universidade de Brasília

    Programa de Pós-Graduação em Design, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Norte, Módulo 18, 70.910-900, Brasília, Brazil.

  • Shirley Gomes Queiroz, Universidade de Brasília

    Programa de Pós-Graduação em Design, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Norte, Módulo 18, 70.910-900, Brasília, Brazil.

Referências

ANTUNES, Elizete. História do mito na educação guarani. 2015. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
ANTUNES, Eunice. Entrevista concedida a Maika Pires Milezzi. Aldeia Itaty, Palhoça, SC. Junho de 2015.
BORGES, Adélia. Design e Artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011. 239 p.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2008. 276 p.
CELESKI, Jessica. Desenvolvimento de Embalagem para produtos Kunhangue Rembiapó. 2013. 151 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Departamento de Metal Mecânica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
DUSSEL, Enrique. Meditações Anticartesianas sobre a origem do antidiscurso filosófico da modernidade. In: Epistemologias do Sul. Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Menses (orgs). São Paulo: Editora Cortez, 2010. pp. 341-395
GONÇALVES, Adelino. Mba’ Erei Eri Ra Anga: As esculturas de madeira e seus aprendizados. 2015. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estudos Especiais: o brasil indígena. 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2016.
IKUTA, Agda Regina Yatsuda. Práticas fitotécnicas de uma comunidade indígena Mbya Guarani, Varzinha, Rio Grande do Sul: da roça ao artesanato. 2002. 319 f. Tese (Doutorado) - Curso de Fitotecnica, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
LITAIFF, Aldo. O "Kesuita" Guarani: Mitologia e territorialidade. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p.142-160, dez. 2009.
LITAIFF, Aldo. Os filhos do sol: mitos e práticas dos índios Mbya- Guarani do litoral brasileiro. Tellus, Campo Grande, v. 1, n. 6, p.15-30, abr. 2004.
MILEZZI, Maika Pires. O artesanato guarani entre o encanto e o conflito: A intervenção do design na produção de artesanato tradicional sob uma ótica descolonial.. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
MOREIRA, Geraldo; et. al. Calendário cosmológico: Os símbolos e as principais constelações na visão Guarani. 2015. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
MOREIRA, Marcos. Visão Guarani sobre o Tekoa: Relato do pensamento dos anciões e líderes espirituais sobre o território. 2015. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: Epistemologias do Sul. Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Menses (orgs). São Paulo: Editora Cortez, 2010. pp. 84-130
SANTOS, Boaventura de Sousa. MENESES, Maria Paula. Introdução. In: Epistemologias do Sul. Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Menses (orgs). São Paulo: Editora Cortez, 2010. pp. 15-27
SILVA, Alexandrina da. O grafismos e significados do artesanato da comunidade Guarani da linha linha gengibre:Desenhos na cestaria. 2015. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

Downloads

Publicado

2017-09-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Artesanato mbya Guarani: contexto cultural e colonialidade. (2017). Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 4(1), 36-52. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12635