A formação em Engenharia de Alimentos e as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade

Autores

  • Lais Fraga Universidade Esatdual de Campinas

Palavras-chave:

tecnologia social; engenharia de alimentos; educação

Resumo

A necessidade de repensar a formação do engenheiro tem sido ressaltada por autores que criticam a concentração dos currículos em aspectos técnicos em detrimento dos aspectos sociais e políticos. Em consequência disso, os engenheiros tenderiam a atuar de forma limitada diante da complexidade das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Partindo desse entendimento, este trabalho analisa o currículo do curso de graduação da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) à luz dos Estudos sobre CTS. As conclusões dessa análise indicam que as críticas feitas pela Educação CTS são pertinentes ao currículo analisado: que ele traz implícita uma visão neutra de tecnociência e que não é plural. O contraste do resultado alcançado com a idéia de onde se partiu, de que a ausência de uma formação humanística não prepara o engenheiro para a crítica do sistema socioeconômico e político em que está inserido, levou a outra conclusão: não parece que a  introdução de humanidades no currículo seja capaz de torná-lo mais plural. Para isso, seria necessário possibilitar ao engenheiro uma reflexão sobre o caráter da tecnociência e de sua relação de coorganização com as forças  que estruturam a sociedade.

Biografia do Autor

  • Lais Fraga, Universidade Esatdual de Campinas

    Engenheira de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, doutoranda em Política Científica e Tecnológica e pesquisadora extensionista (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) na mesma universidade

Downloads

Publicado

2011-06-16

Como Citar

A formação em Engenharia de Alimentos e as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. (2011). Ciência & Tecnologia Social, 1(1). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/cts/article/view/7806