A formação em Engenharia de Alimentos e as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade
Palavras-chave:
tecnologia social; engenharia de alimentos; educaçãoResumo
A necessidade de repensar a formação do engenheiro tem sido ressaltada por autores que criticam a concentração dos currículos em aspectos técnicos em detrimento dos aspectos sociais e políticos. Em consequência disso, os engenheiros tenderiam a atuar de forma limitada diante da complexidade das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Partindo desse entendimento, este trabalho analisa o currículo do curso de graduação da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Ã luz dos Estudos sobre CTS. As conclusões dessa análise indicam que as críticas feitas pela Educação CTS são pertinentes ao currículo analisado: que ele traz implícita uma visão neutra de tecnociência e que não é plural. O contraste do resultado alcançado com a idéia de onde se partiu, de que a ausência de uma formação humanística não prepara o engenheiro para a crítica do sistema socioeconômico e político em que está inserido, levou a outra conclusão: não parece que a introdução de humanidades no currículo seja capaz de torná-lo mais plural. Para isso, seria necessário possibilitar ao engenheiro uma reflexão sobre o caráter da tecnociência e de sua relação de coorganização com as forças que estruturam a sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).