Aspectos condicionadores do objeto nulo e do pronome pleno em português brasileiro: uma análise da fala infantil

Autores

  • Mônica Rigo Ayres Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriel de Ávila Othero Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

retomada anaforica, objeto nulo, português brasileiro, linguagem infantil

Resumo

O quadro pronominal do português brasileiro (PB) vem passando por modificações ao longo do tempo. Desde o século XIX, o clítico acusativo de terceira pessoa (o, a) vem perdendo espaço no conjunto de pronomes. Para retomar elementos anafóricos em posição de objeto direto, a gramática do PB fornece duas estratégias no lugar do clítico: o pronome pleno (ele, ela) ou uma categoria vazia. A escolha por uma estratégia ou outra não é aleatória; acontece por influência de traços semânticos (e talvez discursivos) do referente anafórico. De acordo com a literatura sobre o assunto, os traços de animacidade e especificidade ou de gênero semântico são os que parecem condicionar o uso de pronomes e objetos nulos em PB, e é isso que investigaremos aqui. Nossa hipótese central é que apenas uma dessas características do referente seja de fato aquela que condicione o uso do pronome ou do objeto nulo na retomada anafórica: o traço de gênero semântico. Para corroborar essa hipótese, analisamos aqui a fala de crianças entre as idades de 1 a 9 anos, dos corpora do do CEAAL (PUCRS) e PEUL (UFRJ).

Biografia do Autor

  • Mônica Rigo Ayres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Lingu´Ä±stica do Programa de Pós-Graduação em Letras.

  • Gabriel de Ávila Othero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor Adjunto do Instituto de Letras.

Referências

BOECKX, C.; LONGA, V. M. Lenneberg’s views on language development and evolution and their relevance for modern biolinguistics. Biolinguistics, v. 5, n. 3, 2011.

CÂMARA JR. J. M. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970.

CASAGRANDE, S. A aquisição do objeto direto anafórico em portuguˆes brasileiro. Dissertação de Mestrado: UFSC, 2007.

CASAGRANDE, S. Restrições de ocorrˆencia do objeto direto anafórico no Portuguˆes Brasileiro: gramática adulta e aquisição da linguagem. ReVEL, edição especial n. 6, 2012.

CREUS, S; MENUZZI, S. O papel do gˆenero na alternˆancia entre objeto nulo e pronome pleno em portuguˆes brasileiro. Revista da ABRALIN, v. 3, n. 1-2, 2004.

CYRINO, S. M. Observações sobre a mudança diacrˆonica no portuguˆes do Brasil: objeto nulo e clíticos. In: ROBERTS, I.; KATO, M. A. (Orgs.). Portuguˆes brasileiro: uma viagem diacrˆonica. Campinas: Ed. da Unicamp, 1993.

CYRINO, S. M. O objeto nulo no portuguˆes do Brasil: um estudo sintático-diacrˆonico. Tese de Doutorado: Unicamp, 1994 (publicada em 1997 pela Ed. da UEL).

Downloads

Publicado

15.02.2017