RETRATOS DE UMA CAPITAL EXCLUDENTE: A MODERNIDADE NO RIO DE JANEIRO EM TRÊS CRÔNICAS DE LIMA BARRETO
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.31257Resumen
O objetivo deste trabalho é analisar três crônicas de Lima Barreto publicadas em 1907, compreendidas aqui como narrativas históricas que versam sobre os impactos das transformações urbanas no Rio de Janeiro da Belle Époque tropical, higienista e excludente. Assim como em boa parte de sua obra, o autor apresenta nestes três textos uma linguagem crítica com utilização da sátira e da ironia para denunciar as desigualdades sociais vividas no Brasil dos primeiros anos do regime republicano. Com esta análise, nosso objetivo é mostrar o descompasso de um ideal de modernidade importado da Europa e a modernidade excludente, de aparências mas real, presente nas ruas da Capital Federal, satirizada na escrita rápida de Lima Barreto.
Referencias
BARRETO, L. Impressões de leitura e outros textos críticos. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2016. RESENDE, B. (Org.).
BARRETO, L. Sátiras e outras subversões. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2016. CORRÊA, F. B. (Org.)
DEL PRIORE, M; VENÂNCIO, R. P. O livro de ouro da história do Brasil. Rio de Janeiro: EDIOURO, 2001. p. 269. p. 269-310.
LIGUORI, G.; VOZA, P. (Orgs.). Dicionário gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.
SCHWARCZ, L.; STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 318-350.
SEVCENKO, N. Literatura como missão. São Paulo: Brasiliense, 1999.
WHITE, H. Trópicos do discurso. Editora: EDUSP, 1994.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Água Viva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.








