O ÁLBUM ENCANTADO, A RAINHA BRANCA ESPARTILHADA E A SACOLA - ELEMENTOS GÓTICOS NO CONTO DE FORMAÇÃO O ESPARTILHO DE LYGIA FAGUNDES TELLES
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12187Palavras-chave:
Elementos góticos; Contos; Formação Feminia; Lygia Fagundes Telles.Resumo
O presente artigo faz uma leitura dos elementos góticos do conto O Espartilho de Lygia Fagundes Telles e o significado desses elementos na formação da protagonista. Os elementos serão analisados somente em ordem de importância na narrativa. Dentro do artigo ainda se considera a categoria “conto de formação feminino” que enseja a abordagem de vários elementos do Bildungsroman feminino na análise do corpus.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Matins Fontes, 2003.
MAAS, Wilma Patrícia Dinardo. O cânone Mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
PINTO, Cristina Ferreira. O Bildungsroman feminino: quatro exemplos brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1990.
SCHWANTES, Cíntia. Interferindo no cânone: a questão do Bildungsroman feminino com elementos góticos. Tese de doutorado. UFRGS, 1998.
TELLES, Lygia Fagundes. O Espartilho. In: A Estrutura da Bolha de Sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.