Comportamento informacional e ansiedade de informação e em discentes de pós-graduação stricto sensu: um estudo preliminar de sujeitos informacionais em redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53692

Palavras-chave:

Ansiedade informacional, Comportamento informacional, Normose informacional, Redes Sociais

Resumo

A exposição ao excesso informacional, as Tecnologias de Informação e Comunicação e a conexão com a virtualidade são uma realidade cada vez mais utilizadas no âmbito acadêmico, sobretudo por estudantes, e que, por estes motivos, estão vulneráveis ao fenômeno da ansiedade de informação. Nesse sentido, se traz à tona a possibilidade de identificar comportamentos desencadeadores deste fenômeno em sujeitos informacionais no âmbito dos Programas de Pós-graduação no Brasil. Assim, o problema inicial desta pesquisa é: quais são os principais aspectos no comportamento informacional de discentes de pós-graduação stricto sensu que provocam ansiedade de informação no processo de elaboração da pesquisa? Como objetivo geral, essa pesquisa pretende: avaliar os principais aspectos do comportamento informacional de discentes de pós-graduação stricto sensu que provocam ansiedade de informação no processo de elaboração da pesquisa. Quanto aos procedimentos metodológicos pautar-se-á no monográfico, compreendido no estudo em tela como uma pesquisa documental, na perspectiva dos seus objetivos o nível é descritivo e sua abordagem qualitativa. O universo corresponde aos discentes em nível de pós-graduação em nível stricto sensu. Para compor a amostra, serão analisados os discentes seguidores do perfil “PhD da Deprê” na rede social virtual Instagram. Quanto aos resultados preliminares, é possível observar que o perfil PhD da Deprê é um perfil de caráter humorístico que tem por objetivo usar o humor para relatar com as situações adversas vividas pelos estudantes no âmbito da pós-graduação stricto sensu.  É importante ressaltar que apesar de ter esse viés cômico, o perfil organiza suas publicações de destaque em: relatos, rede de apoio, relatos de depressão. As publicações do feed e reels sempre trazem conteúdos que apontam o estado da saúde mental desses estudantes e nos comentários é possível identificar relatos de estudantes com ansiedade informacional, relatos de normose e normose informacional. Observando esse perfil de rede social virtual e relatos de outros estudantes de pós-graduação stricto sensu, pode-se observar comportamentos normóticos que geram ansiedade informacional demandados pelos orientadores, pelos próprios programas de pós-graduação e em determinado grau, do próprio estudante que é condicionado a esse comportamento normótico imposto pelo ambiente acadêmico.

Biografia do Autor

  • Débora Leitão Leal, Débora Leitão Leal Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

    Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2010), Especialização em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pela Fundação Visconde de Cairu (2013), Especialização em Educação à Distância pela Fundação Visconde de Cairu (2021), Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA (2016), Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA (2023-2026). Revisora dos periódicos: Cairu em Revista (2011 - atual), Revista de Iniciação Científica - RIC Cairu (2014 - atual), Logeion (2021 - atual), P2P Inovação (2021 - atual), Asklepion (2021 - atual), Biblos (2022 - atual), Momento - Diálogos em Educação (2021 - atual). Membro do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB5) (2015 - 2017). Membro do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação (LAPCI); Membro do Grupo de Estudos: Laboratório de estudos em Representação do conhecimento, Competências e comportamento em informação, e Recuperação da informação em meio digital (Lab-Recrie). Atualmente é Professora Assistente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

  • José Carlos Sales dos Santos, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

    Poeta, músico e professor adjunto (dedicação exclusiva), lotado no Departamento de Documentação e Informação (DDI) do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA). Docente Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA) - 2023-2025. Doutor e Mestre em Ciência da Informação do PPGCI/UFBA (bolsista FAPESB); Pós-Graduado em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA/EAUFBA), Graduado em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA) e Graduando em Psicologia pela Universidade Salvador (Unifacs). Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação (LAPCI). Vice-Presidente da Liga Acadêmica em Psicopatologia na Contemporaneidade. Supervisor da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Informação e Saúde (ICI/UFBA). Desenvolveu atividades de docência e tutoria na Superintendência de Educação a Distância (SEAD/UFBA). Pesquisa temáticas relacionadas ao: comportamento informacional humano, sujeitos informacionais, necessidades de Informação, ansiedade e normose informacionais, informação e saúde mental, mediação e circulação da informação e apropriação da informação.

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

Comportamento informacional e ansiedade de informação e em discentes de pós-graduação stricto sensu: um estudo preliminar de sujeitos informacionais em redes sociais. (2024). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(2), 266-280. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53692

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