Letramento midiático e informacional e discurso de ódio: uma relação necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.53067

Palavras-chave:

Discurso de ódio, Letramento midiático, Competência em informação

Resumo

É proposto abordar o vínculo entre letramento midiático e informacional e discurso de ódio. Partindo da premissa de que existe uma relação necessária entre os três conceitos e que eles são essenciais para combater os processos de desinformação e garantir a formação de indivíduos críticos e autônomos para utilizar e avaliar a informação em um âmbito de respeito aos direitos das pessoas. Segundo esta afirmação, pretende-se centrar o estudo em duas linhas de análise, por um lado, a revisão das orientações e principais definições de letramento midiático e informacional para identificar componentes que possam estar diretamente relacionados com o discurso de ódio e, por outro lado, a identificação de pesquisas sobre discurso de ódio e a relação que estas estabelecem com o letramento midiático e informacional. O marco teórico que sustenta a proposta implica a análise dos conceitos mencionados e relacionados para procurar os pontos de encontro que fundamentam a premissa e permitam a geração de conhecimento sobre a temática. Para isso, será utilizada uma metodologia qualitativa que considerará as seguintes ferramentas: revisão e análise bibliográfica, para conhecer a situação da temática; estudo das orientações sobre letramento midiático e informacional para verificar se abordam a questão do discurso de ódio e, em caso afirmativo, de que forma. A partir do estudo e discussão dos resultados decorrentes da metodologia aplicada, serão elaboradas categorias de análise para abordar o assunto e obter os principais resultados. O artigo é essencialmente teórico e pretende sistematizar parte do conhecimento gerado sobre um assunto emergente e que afeta principalmente a grupos vulneráveis de nossa sociedade. Ao mesmo tempo, espera-se contribuir para a geração de alternativas que priorizem a abordagem do discurso de ódio a partir das ferramentas que fornecem o letramento midiático e o letramento informacional. Finalmente, destaca-se que a proposta faz parte do estudo para a geração de uma nova linha de investigação que será realizada pelo Grupo de Pesquisa AlfaInfo.uy da FIC.

Biografia do Autor

  • María Gladys Ceretta Soria, Universidad de la República, Facultad de Información y Comunicación, Montevideo, Uruguay

    Profesora Titular del Instituto de Información de la Facultad de Información y Comunicación (FIC) de la Universidad de la República (UdelaR). Doctora en Documentación y Máster en Investigación en Información por la Universidad Carlos III de Madrid, España. Licenciada en Bibliotecología por la Escuela Universitaria de Bibliotecología, UdelaR y Escribana Pública por la Facultad de Derecho de la UdelaR. Decana de la Facultad de Información y Comunicación, Universidad de la República (2016-2022). Responsable del Grupo de Investigación: “Alfabetización en Información y Competencias Lectora” AlfaInfo.uy de la FIC.

  • Magela Cabrera Castiglioni, Universidad de la República, Facultad de Información y Comunicación, Montevideo, Uruguay

    Magíster en Información y Comunicación y licenciada en Bibliotecología por la Universidad de la República (Uruguay). Docente Grado 3 del Departamento Fuentes Documentales, Recursos y Servicios de información de la Facultad de Información y Comunicación. Integrante del Grupo de Investigación Alfabetización en Información y Competencias Lectoras de la FIC y de los Núcleos interdisciplinarios: Recursos Educativos Abiertos y Alimentación y bienestar de la Universidad de la República.

Referências

Association of College and Research Libraries ACRL (2015) Framework for Information Literacy for Higher Education. Revisión de la traducción al castellano: Marco de referencia para la alfabetización informacional en la educación superior, a cargo de Dora Sales (Universitat Jaume I), 2019.

Celik, S. Experiences of internet users regarding cyberhate. Information Technology & People, v. 32, n. 6, p. 1446-1471, 2019.

Chartered Institute of Library and Information Professionals (CILIP). Information Literacy: Definition. 2004.

Civila, S.; Romero-Rodríguez, L. M.; Aguaded, J. I. Competencia mediática contra el odio, la violencia discursiva y la confrontación: Análisis documental y de teoría fundamentada. Temas De Comunicación, n. 41, 2020. https://revistasenlinea.saber.ucab.edu.ve/index.php/temas/article/view/4751

Haasio, A.; Mattila, M.; Ojaranta, A. The Role of Libraries in Avoiding Hate Speech and False Information. Information and Communication Sciences Research, v. 22, p. 9-15, 2018. https://research.abo.fi/en/publications/the-role-of-libraries-in-avoiding-hate-speech-and-false-informati

IFLA Directrices sobre desarrollo de habilidades informativas para el aprendizaje permanente. 2007. Disponible en: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-es.pdf

Igwebuike, E. U. Media and Information Literacy as a Panacea for National Integration in an Era of Hate Speech in Nigeria. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, v. 41, n. 4, p. 240–244, 2021. https://doi.org/10.14429/djlit.41.4.17202

Izquierdo-Montero, A.; Laforgue-Bullido, N.; Quirós-Guindal, A.; Lorón-Díaz, I. Adolescentes frente a los discursos de odio. Una investigación participativa para identificar escenarios, agentes y estrategias para afrontarlos. Madrid: Centro Reina Sofía Sobre Adolescencia y Juventud, Fad, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.6581238

Cuevas-Cerveró, A.; Martínez-Ávila, D. Alfabetización informacional crítica: Una corriente política cada vez más necesaria. Anuario Think EPI, n. 16, p. 1–10, 2022. https://doi.org/10.3145/thinkepi.2022.e16a31

Naciones Unidas. Declaración Universal de los Derechos Humanos. 1948.

Sales, D. Definición de alfabetización informacional de CILIP, 2018. Anales de documentación, v. 23, n. 1, 2020. Facultad de Comunicación y Documentación y Servicio de Publicaciones de la Universidad de Murcia. https://doi.org/10.6018/analesdoc.373811

Samy-Tayie, S.; Tejedor, S.; Pulido, C. News literacy and online news between Egyptian and Spanish youth: Fake news, hate speech and trust in the media. Comunicar, n. 74, p. 73-87, 2023. https://doi.org/10.3916/C74-2023-06

Twiss, T. Hate Speech In Libraries: How and How Not to Fight It. Journal of Intellectual Freedom & Privacy, v. 4, n. 3, p. 3-6, 2020.

Unesco. Media and Information Literacy Policy and Strategic Guidelines. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2013. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000225606

UNESCO. Standards for Media and Information Literacy Curricula Guidelines. 2019. https://www.unesco.org/sites/default/files/medias/files/2022/02/Global%20Standards%20for%20Media%20and%20Information%20Literacy%20Curricula%20Development%20Guidelines_EN.pdf

Wilson, C.; Grizzle, A.; Tuazon, R.; Akyempong, K.; Cheung, C. Alfabetización mediática e informacional: Curriculum para profesores. 2011. Unesco. http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002160/216099S.pdf

Zorrilla Luque, J. L.; García Ruiz, C. R.; Hernando Gómez, Ángel. Discurso de odio en la prensa digital: alfabetización mediática en alumnado de Secundaria. Didácticas Específicas, n. 25, p. 128–149, 2021. https://doi.org/10.15366/didacticas2021.25.007

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

Letramento midiático e informacional e discurso de ódio: uma relação necessária. (2024). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(1), 175-190. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.53067

Artigos Semelhantes

11-20 de 598

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.