O futuro da alfabetização informacional na escola primaria mexicana
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.37557Palavras-chave:
Alfabetização em informação, Desigualdade, Educação básica, México, PobrezaResumo
A pandemia do Coronavirus-19 no México afetou todos os setores, incluindo a educação. Em 23 de março de 2020, a escola deixou de ser presencial para se tornar híbrida ou mista. Professores, alunos e pais presenciaram, em poucos dias, a irrupção da tecnologia em suas vidas, apesar da falta de energia elétrica, conectividade, acessibilidade, dispositivos eletrônicos em residências em ambientes urbanos, semi-urbanos e rurais e da falta de sistemas válidos e validados estratégias de aprendizado. As crianças só tinham seus livros didáticos gratuitos em mãos. Quem tinha recursos econômicos ingressou na educação virtual sem problemas; crianças carentes foram excluídas principalmente por causa de sua pobreza e desigualdade: sem eletricidade, painéis solares ou comunicações via satélite, conectividade ou qualquer dispositivo. Os bibliotecários não participaram da alfabetização informacional de crianças técnicas e não técnicas de 6 a 11 anos. No futuro, devem desenvolver atividades de aprendizagem para a educação inclusiva em ambientes virtuais, tradicionais ou inovadores, voltados à formação de crianças críticas, participantes de conhecimentos válidos, não do pensamento mágico que está presente no mundo de hoje; Eles terão que decidir o que ensinar, seu papel, em que meio, como, quando e com quais suportes didáticos eles irão alfabetizar informacionalmente os milhões de crianças mexicanas entre 6 e 11 anos que vivem na pobreza, na desigualdade e no atraso social.
Referências
ARUNACHALAM, S. Information for research in developing countries – Information technology, a friend or foe?. International Information & Library Review, v. 35, p. 133-147, 2003.
COE, S.P. Marx y Engels, psicólogos. Teoría y Crítica de la Psicología, v. 5, p. 98-104, 2015.
DORNER, D.G.; GORMAN, G.E.; CALVER, P.J. Information needs analysis: principles and practice in information organizations. London: Facet Publishing, 2015. p. 26
ESTADOS UNIDOS. Census Bureau. U.S. and world population clock. 2020, 1 de Julio. https://www.census.gov/popclock/world/mx
HERMAN, E.; NICHOLAS, D. The information enfranchisement of the digital consumer. Aslib Proceedings, v. 62, p. 245-260, 2010.
LÓPEZ-PEREZ, J.; JUÁREZ-LÓPEZ, S. El Método Arenas: aplicación del PBL para la formación de científicos en países con economías en desarrollo. Bloomington: Palibrio, 2012. p. 35-36
MASLOW, A. Motivation and personality. New York: Harper & Row, 1954.
MÉXICO. Consejo Nacional de Evaluación de la Política de Desarrollo Social. La pobreza en los municipios de México. 2015. https://www.coneval.org.mx/Medicion/Documents/Pobreza_municipal/Presentacion_resultados_pobreza_municipal_2015.pdf
MÉXICO. Secretaría de Educación Pública. Libros de Texto gratuitos 2020-2021. Consultado el 25 agosto de 2020. https://www.cicloescolar.mx/2020/08/libros-de-texto-gratuitos-2020-2021.html
MORIN, E. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Paris: UNESCO, 1999.
NACIONES UNIDAS. Transforming our world: the 2030 agenda for sustainable development: A/RES/70/1. Consultado el 20 agosto de 2020. https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/21252030%20Agenda%20for%20Sustainable%20Development%20web.pdf
NICHOLAS, D.; HERMAN, E. Assessing information needs in the age of the digital consumer. 3 ed. London: Routledge, 2009. p. 18.
WASIK, B. ; MURPHY, M. Rabid. New York: Penguin Books, 2012. p. 194
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Judith Licea de Arenas, Hortensia Labra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.