20 anos de pesquisa sobre Information Literacy no Brasil: análise temática das teses e dissertações do Catálogo da CAPES
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.35349Palavras-chave:
Competência em informação, Ciência da Informação, Indicador temático, Programa de Pós-graduaçãoResumo
Apresenta um panorama sobre os 20 anos de pesquisa sobre Competência em Informação (CoInfo), por meio da análise das temáticas abordadas nas pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil. O escopo da pesquisa consistiu em identificar as perspectivas temáticas e a transversalidade da CoInfo na produção científica brasileira dos últimos 20 anos, considerando como referência a primeira pesquisa publicada no ano 2000. Para a seleção das teses e dissertações, utilizou-se o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), delimitando como marco temporal o período referente aos anos 2000-2019. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa do tipo exploratória. Para compilação e análise dos resultados, utilizou a técnica de análise de conteúdo, em que se fez uso dos indicadores propostos por Belluzzo (2017) como categoria de análise do conteúdo de cada pesquisa. Os resultados apontam que a maior parte das publicações se concentra como tema de Mestrado. Observou-se um aumento da produção científica sobre o tema a partir do ano de 2011, com um pico no ano de 2016. As cinco Instituições de Ensino Superior que mais reúnem trabalhos públicos sobre CoInfo são a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Estadual Paulista ”“ Campus de Marília, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal de Santa Catarina. A produção científica sobre o tema ainda é muito centrada na área Ciência da Informação e com um fluxo grande de produções na região centro-sul do Brasil. Destacamos que os docentes/pesquisadores que mais orientaram sobre o tema tem entre 08 e 11 trabalhos orientados. No que concerne à s temáticas, destaca-se a transversalidade dos temas, em especial com a área de Educação.
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