A interatividade do texto digital na experiência de leitura e capacidade de compreensão
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.35339Palavras-chave:
Interatividade, Compreensibilidade do texto, Comportamento informativo, Experiência de leitura, Estudo de usuáriosResumo
São apresentados os resultados de uma investigação cujo objetivo é avaliar o nível de compreensibilidade de textos online através de um inquérito à experiência de leitura. A compreensibilidade da informação representa um novo aspecto do comportamento informacional, condicionado por componentes e características subjetivas da experiência de leitura e daqueles que lêem. Estudamos o efeito da interatividade do texto digital comparando a experiência de leitura de dois textos, ambos dedicados ao tema exercício físico e diferenciados pelo nível de interatividade, sendo superior em um caso. Os resultados foram obtidos por meio de uma pesquisa com 39 pessoas, na qual foram coletados dados sobre a experiência de leitura, compreensão do texto e sua influência nas atitudes e opiniões, e avaliação global das duas páginas. A compreensão do texto foi medida com base em 14 questões verdadeiras e falsas. Os dados obtidos são analisados ”‹”‹por meio de estatística descritiva e, quando apropriado, são realizados testes de estatística inferencial. A única diferença significativa que pode ser observada entre as duas páginas diz respeito a uma melhor compreensibilidade da página mais interativa, embora a compreensibilidade não esteja relacionada a um maior uso das funcionalidades interativas nas duas páginas. Por fim, os resultados mostram que o consumo de texto digital é condicionado pelas expectativas que os leitores trazem e que a interatividade não é apenas uma propriedade do meio, mas também coconstruída na interação entre o meio e os leitores.
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