Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior

um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.31376

Palavras-chave:

Ansiedade informacional, Curso pré-vestibular, Educação popular, Estudo de usuários

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar os principais sintomas de ansiedade informacional nos alunos do Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário da unidade Centro Histórico de Porto Alegre. A trajetória metodológica deu-se através de uma pesquisa de natureza básica, abordagem mista, tipo de pesquisa descritiva, na forma de levantamento e a coleta dos dados a partir de questionário, respondido por 35 alunos. Um breve perfil dos alunos foi traçado e constatou-se que 70% são do sexo feminino, 51% vivem com uma renda total de até dois salários mínimos, em torno de 82% frequentaram somente escolas públicas, 70% não contam com bibliotecas públicas ou privadas que possam frequentar nos bairros em que residem e os alunos fazem parte das chamadas gerações Y e Z. Foi constatado que o esquecimento, nervosismo, sentimento de culpa, insônia, medos e a angústia são os principais sintomas que os alunos apresentam em decorrência do excesso de informações exigidas ou disponibilizadas durante os estudos. Esta análise permite concluir que fatores econômicos e sociais presentes no contexto dos estudantes podem facilitar a presença da ansiedade informacional na rotina de estudos dos alunos e que alguns deles já apresentam sintomas que podem ser decorrentes desta inquietude gerada pela informação excessiva.

 

Biografia do Autor

  • Stheve Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comuni-cação, Porto Alegre, RS, Brasil

    Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Ana Maria Mielniczuk de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Porto Alegre, RS, Brasil

    Professora associada do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-01-16

Como Citar

Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre. (2021). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(1), 171-193. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.31376

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