Biblioteconomia no Uruguai: apontamentos a partir da Escuela de Bibliotecología y Ciencias Afines

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.29211

Palavras-chave:

História da Biblioteconomia, Ensino Superior, Formação profissional, Bibliotecário

Resumo

O artigo discorre sobre a história da Biblioteconomia no Uruguai, com enfoque no desenvolvimento da área a partir da Escuela Universitaria de Bibliotecología y Ciencias Afines (EUBCA) da Universidad de la Republica Oriental del Uruguay (UDELAR). O objetivo geral é o de pesquisar sobre a história e a atuação do Curso de Biblioteconomia no Uruguai. Especificamente se objetiva: contextualizar brevemente o surgimento da Biblioteconomia na América Latina; descrever o processo histórico de constituição da Biblioteconomia no Uruguai; identificar os assuntos de pesquisa, por parte dos docentes e discentes do curso de Biblioteconomia da Universidad de la Republica até a primeira década do Século XXI. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório, descritivo e bibliográfico, utilizando-se também de análise documental sobre o curso de Biblioteconomia da UDELAR. O principal resultado é a constituição de um percurso histórico da formação superior em Biblioteconomia no Uruguai, da concepção pedagógica e das principais temáticas desenvolvidas pelo corpo docente e discente até o ano de 2008.

Biografia do Autor

  • Mónica Elizabeth Yañez-Gonzalez, Escola da Fazenda, Florianópolis, SC, Brasil

    Bibliotecária, CRB 14/1667, na Escola da Fazenda, Florianópolis-SC, onde vem exercendo a função de bibliotecária escolar desde 2019. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018).

  • Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

    Professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua nos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e no curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bacharel em Filosofia, mestre e doutor em História. Atuação e pesquisa na área de Ciência da Informação, nas interfaces: Informação e Memória; Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação; História dos Arquivos e das Bibliotecas; Patrimônio cultural, natural e documental; Conservação Preventiva. Ciência da Informação e Interdisciplinaridade; Gestão da Informação e do Conhecimento. Na área de História é especialista em História e Meio Ambiente, Rio Iguaçu (Séculos XIX e XX), Patrimônio Ambiental, Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu, Hidrelétricas e História Oral.

Referências

ANORVE GUILLEN, M. A. Educación bibliotecológica en los Estados Unidos: the Library School of The New York Public Library. Investigación bibliotecológica, México, v. 22, n. 46, p. 7-11, dic. 2008. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-358X2008000300001&lng=es&nrm=iso Acesso em: 24 jun. 2020.

BARROS, L. V. Sustentabilidade ambiental e direito de acesso à informação verdadeira: de Estocolmo aos dias atuais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 13, n. especial, p.2923-2940, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/860/979. Acesso em: 14 maio 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAKATOS, E. M. ; MARCONI, M. Fundamento de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LYDENBERG, H. M. History of the New York Public Library: Astor, Lenox and Tilden Foundations. New York: New York Public Library, 1923.

MORALES-CAMPOS, E. La Escuela Interamericana de Bibliotecología y su influencia en América Latina. Revista Interamericana de Bibliotecología, vol. 40, n. 2, mayo-ago, 2017, p. 189- 200. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=179050877007. Acesso em: 04 nov. 2018.

MORALES CAMPOS, E. Educación bibliotecológica en México. 1915-1954. México : UNAM, Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológicas, 1988.

PÈREZ GIFFONI, M. C. Producción académica de los estudiantes y responsabilidad docente en el contexto de la formación de los licenciados en bibliotecología en el Uruguay. Informatio, Montevidéu, n. 11-13, p.63-79, 2008. Disponível em: http://informatio.eubca.edu.uy/ojs/index.php/Infor/article/view/82/147. Acesso em: 21 nov. 2018.

PETROCCELLI, P. D. O ensino da biblioteconomia e arquivologia no Uruguai: evolução histórica. Ágora, Florianópolis, v. 27, n. 54, p.33-45, jun. 2017. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/664 Acesso em: 04 nov. 2018.

SANTESTEVAN, R. Asociación de bibliotecólogos del Uruguay: apuntes de su historia. Informatio, Montevideo, v. 10, n. 7, p.77-87, 2005. Disponível em: http://informatio.eubca.edu.uy/ojs/index.php/Infor/article/view/115. Acesso em: 04 nov. 2018.

SANTOS, A. P. L.; RODRIGUES, M. E. F. Biblioteconomia: gênese, história e fundamentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.9, n.2, p.116-131, dez. 2013. Semestral. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/248/264. Acesso em: 19 jun. 2018.

SANTOS, A. A. P.; VILELA, B. P. Ações da biblioteca para promoção do conceito de desenvolvimento sustentável. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 13, n. especial, p.411-423, 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/977/674>. Acesso em: 14 maio 2018.

SILVA, D.P. ; KARPINSKI, C. Ações e práticas sustentáveis na Biblioteconomia: Biblioteca Univali Campus Balneário Camboriú. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.24, n.3, p.169-193, jul/set. 2019. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3679/2322. Acesso em: 15 jan. 2020.

UNIVERSIDAD DE LA REPUBLICA. FACULTAD DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN. Licenciatura em bibliotecología. Montevideo, 2020. Disponível em: https://fic.edu.uy/ensenanza/grado/lic-en-bibliotecologia. Acesso em: 10 nov. 2020.

UNIVERSIDAD DE LA REPUBLICA. Inauguración del nuevo edificio FIC. Montevideo, 2017a. Disponível em: http://www.comunicacion.edu.uy/noticias/inauguraci%C3%B3n-del-nuevo-edificio-fic. Acesso em: 28 nov. 2018.

UNIVERSIDAD DE LA REPUBLICA. Taller de animación a la lectura en bibliotecas y otros espacios de lectura. Montevideo, 2017b. Disponível em: http://www.comunicacion.edu.uy/noticias/taller-de-animaci%C3%B3n-la-lectura-en-bibliotecas-y-otros-espacios-de-lectura. Acesso em: 28 nov. 2018.

UNIVERSIDAD DE LA REPUBLICA . Presentación e historia. Montevidéu, 2018a. Disponível em: http://fic.edu.uy/presentacion. Acesso em: 28 nov. 2018.

UNIVERSIDAD DE LA REPUBLICA. Lic. en Bibliotecología. Montevidéu, 2018b. Disponível em: http://fic.edu.uy/ensenanza/grado/lic-en-bibliotecologia. Acesso em: 29 nov. 2018.

VIEIRA, K.; KARPINSKI, C. As contribuições da escola de Chicago para a Ciência da Informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 128-138, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/40189. Acesso em: 27 nov. 2018.

Downloads

Publicado

2021-01-16

Como Citar

Biblioteconomia no Uruguai: apontamentos a partir da Escuela de Bibliotecología y Ciencias Afines. (2021). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(1), 26-44. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.29211

Artigos Semelhantes

1-10 de 515

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.