Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura

Autores

  • Heloá Cristina Camargo de Oliveira Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2466-6678
  • Admeire Santos Sundström Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4873-8592
  • Cassia Dias Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná, Biblioteca, Bandeirantes, PR, Brasil
  • Maíra Prado Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8270-1916

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.29078

Palavras-chave:

Biblioteca, Inovação, Mediação de leitura, Comunidade Booktube

Resumo

Para acompanhar uma sociedade cada vez mais imersa em um mundo virtual, as bibliotecas se deparam com a necessidade de inovar buscando projetos que atraiam a comunidade para seus espaços. O objetivo deste trabalho é evidenciar um possível diálogo entre os conceitos de mediação e inovação, com auxílio do exemplo prático de trabalho com a comunidade Booktube. Para tanto, optou-se por um estudo descritivo exploratório, de natureza bibliográfica e documental. Como resultados, a experiência prática das bibliotecas apontam que o uso da linguagem informal pela comunidade Booktube e a interatividade da plataforma YouTube contribuem para ações de incentivo à leitura; constatou-se que a formação leitora dos usuários é influenciada tanto pelo tipo de atividade Booktuber desenvolvida quanto por como sua mediação é conduzida; identificou-se a possibilidade de ampliação do repertório de livros conhecidos pelos usuários por meio do contato com uma diversidade de Booktubers com preferências literárias diferentes; bem como a possibilidade de ampliar as fronteiras ao conectar pessoas de diferentes localidades que compartilham o mesmo interesse literário. Todos esses elementos podem direcionar estratégias de ação em uma biblioteca que busque a atuação inovadora frente às mídias atuais. Conclui-se que o propósito dessa comunidade nas bibliotecas pode e deve ir além da divulgação de resenhas e promoção de novos títulos, servindo como base na construção de estratégias de mediação que contribuam de modo prático para bibliotecas de diferentes segmentos.

Biografia do Autor

  • Heloá Cristina Camargo de Oliveira, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

    Doutoranda em Ciência da Informação - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e em Formación en la Sociedad del Conocimiento - Universidad de Salamanca (USAL).

  • Admeire Santos Sundström, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

    Doutoranda em Ciência da Informação - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

  • Cassia Dias Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Biblioteca, Bandeirantes, PR, Brasil

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

  • Maíra Prado, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

    Doutoranda em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

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Publicado

2021-01-16

Como Citar

Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura. (2021). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(1), 8-25. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.29078

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