Mapeamento de processos na BU/UFSC: aplicação do framework GC@BU

Autores

  • Tatiana Rossi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Márcia Aparecida Prim Universidade Federal de Santa - UFSC
  • Roberta Moraes de Bem Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2513

Palavras-chave:

descrição de atividades, fluxograma, gestão do conhecimento, processos, biblioteca universitária

Resumo

O conhecimento humano necessita ser capturado, organizado e disponibilizado para tornar-se recuperável e acessível por todos. Neste sentido, a adoção da Gestão do Conhecimento (GC) direciona ao uso de práticas que contribuem para o registro deste conhecimento, como o mapeamento de processos. A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) desenvolve seus trabalhos com base das diretrizes da GC desde maio de 2015, quando iniciou a aplicação do Framework GC@BU, por meio de uma comissão de GC, a qual deu origem a comissão de Mapeamento de Processos. Objetiva-se apresentar a metodologia utilizada pela BU/UFSC para mapear os processos das principais atividades realizadas. São 11 processos com 79 subprocessos, desmembrados em 131 atividades, mapeados a partir da realização de um esboço, o qual é apresentado e validado pela Comissão. Após a validação e realização de ajustes necessários é desenhado o fluxograma em software específico e submetido ao mesmo processo. Para exemplificar, apresenta-se o mapeamento do processo “Empréstimo de item” e o fluxograma. Conclui-se que a receptividade e disponibilização dos servidores, trás um resultado positivo para a realização e sucesso do mapeamento de processos. Formalizando o registro das atividades obtendo a padronização, retenção do conhecimento gerado e compartilhamento do mesmo.

Biografia do Autor

  • Tatiana Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Mestre em Ciência da Informação. Bibliotecária chefe da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

  • Márcia Aparecida Prim, Universidade Federal de Santa - UFSC

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

  • Roberta Moraes de Bem, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Diretora da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina

  • Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Professora do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Referências

BEM, R. M. de. Framework de Gestão do Conhecimento para bibliotecas universitárias. 2015. 344p. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: Acesso em: 20 jul. 2015.

BIAZZO, S. Process Mapping Techniques and Organizational Analysis: Lessons from Sociotechnical System Theory. Business Process Management Journal, v. 8, n. 1, p. 42-52, 2002.

BIZAGI. Disponível em: <http://www.bizagi.com/>. Acesso em: 16 maio 2016.

BRINKLEY, I. de. Defining the knowledge economy: knowledge economy program report. London: The Work Foundation, 2006.

DAVENPORT, T. H. Reengenharia de processos. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DE SORDI, J. O. Gestão por processos. 2. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2008.

GIRARD, J. P. Taming enterprise dementia in public sector organizations. International Journal of Public Sector Management, v. 18, p. 534- 545, 2005.

HAMMER, M.; CHAMPY, J. Reengineering the corporation. New York: Harper Business, 1994

JESUS, L.; MACIEIRA, A. Repensando a Gestão por Meio de Processos: como BPM pode transformar negócios e gerar crescimento e lucro. Rio de Janeiro: Algo Mais, 2014.

LAOUFI, A. et al. Using knowledge management in higher education: research challenges and opportunities. Journal of Theoretical and Applied Information Technology, v. 31, n. 2, p. 100-108, 2011.

MORESI, E. A. D. Apostila de metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003.

Nonaka, I. A Dynamic Theory of Organizational Knowledge Creation. Organization Science, v. 5, n. 1, p. 14-37, Feb. 1994.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

OLIVEIRA, D. P. R. de. Administração de processos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PAULA, M. A. de; VALLS, V. M. Mapeamento de processos em bibliotecas: revisão de literatura e apresentação de metodologias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 12, n. 3, p. 136-156, set./dez. 2014.

POLANYI, M. The tacit dimension. London: Routdedge & Kegan Paul, 1966.

RESENDE, D. A Tecnologia da informação integrada à inteligência empresarial: alinhamento estratégico e análise da prática nas organizações. São Paulo: Atlas, 2002.

STEWART, T. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Portaria nº 849/2015/GR, de 25 de maio de 2015. Criar uma comissão permanente para implantar práticas e projetos de gestão do conhecimento apoiados no FrameworkCG@BU, com o objetivo de melhorar o fluxo e o mapeamento de informações e conhecimentos no Sistema de Bibliotecas da UFSC. Florianópolis, 2015a. Disponível em: <http://notes.ufsc.br/aplic/portaria.nsf>. Acesso em: 16 maio 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Portaria nº 1844/2015/GR, de 27 de outubro de 2015. Instituir a Comissão Permanente de Mapeamento de Processos, que será responsável por mapear os processos do sistema de bibliotecas da UFSC e por registrar as atividades executadas. Florianópolis, 2015b. Acesso em: 16 maio 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Gestão do Conhecimento - BU. Mapas Mentais. Florianópolis, 2016. Disponível em: <http://gestaodoconhecimentobu.paginas.ufsc.br/mapas-mentais/>. Acesso em: 16 maio 2016.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mapeamento de processos na BU/UFSC: aplicação do framework GC@BU. (2021). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(1), 204-217. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2513

Artigos Semelhantes

31-40 de 576

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.