Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique

Autores

  • Ilídio Lobato Ernesto Manhique Escola Superior de Jornalismo de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v7.n1.2014.1842

Palavras-chave:

pol´ítica de informação, tecnologias de informação, estudo de usuários, competencias em informação, Moçambique, bibliotecas universitárias

Resumo

Trata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação.

Biografia do Autor

  • Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Escola Superior de Jornalismo de Moçambique

    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia

    Professor na Escola Superior de Jornalsimo Moçambique

Downloads

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique. (2014). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 7(1), 17-31. https://doi.org/10.26512/rici.v7.n1.2014.1842

Artigos Semelhantes

1-10 de 601

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.