Avaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia: a biblioteca universitária em foco, de 2010 a 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.17762

Palavras-chave:

Biblioteca universitária. Avaliação. Ensino de graduação. Universidade Federal da Bahia. Avaliação educacional. INEP.

Resumo

Este artigo, resultado parcial de pesquisa, tem como objetivos (1) conhecer a contribuição da biblioteca na avaliação, pelo INEP, dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia, tendo como foco as bibliografias básicas e complementares e os periódicos especializados; (2) demonstrar o modus operandi dos avaliadores e seu impacto no resultado da avaliação dos cursos de graduação. Analisaram-se as notas atribuídas aos cursos de graduação da UFBA pelos avaliadores, nas visitas in loco, entre os anos de 2010 a 2017. O estudo se configura como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo, baseada na literatura pertinente e em levantamento documental referente aos instrumentos do INEP e aos relatórios de avaliação dos cursos, elaborados pelos avaliadores. A análise dos dados, comparativamente à realidade conhecida e vivenciada pelas bibliotecas da UFBA, revelou que os critérios de avaliação registrados pelos avaliadores se apresentam muitas vezes subjetivos, não revelando com fidedignidade o estado real das bibliotecas. Conclui-se que ter como únicos indicadores de avaliação da biblioteca universitária as bibliografias básicas e complementares e os periódicos especializados não é uma medida suficiente para configurar se ela cumpre sua função junto à comunidade acadêmica. Ademais, o peso de sua contribuição no cômputo total da avaliação do curso é ínfimo, uma vez que ela integra um elenco de itens da dimensão Infraestrutura. Ante esse cenário, propõe-se que a biblioteca universitária seja transformada numa quarta dimensão a ser avaliada ”“ ao lado da Organização Didático-pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura ”“ na perspectiva que ela tenha representatividade no total da avaliação, por sua função de estrutura fundante da Instituição e para justificar os investimentos feitos.

Biografia do Autor

  • Nídia Maria Lienert Lubisco, Universidade Federal da Bahia. Instituto de Ciência da Informação. Salvador, BA. Brasil

    Doutora em Documentação, Universidade Carlos III de Madrid; docente do Programa de Pós-graduação em Ciência de Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), líder do grupo de pesquisa GEINFO Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento, membro da Academia de Ciências da Bahia.

     

     

  • Flávia Bulhões de Sousa, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

    Bacharel em Biblioteconomia, Universidade Santa Úrsula (RJ); Especialista em Metodologia do Ensino Superior, IBPEX; Mestre em Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia.

     

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

Avaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia: a biblioteca universitária em foco, de 2010 a 2017. (2019). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(3), 665-701. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.17762

Artigos Semelhantes

1-10 de 635

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.