Estudo de usuários como subsídio preliminar à construção de um repositório temático: um estudo de caso aplicado à Conscienciologia
Palavras-chave:
repositórios temáticos, conscienciologia, estudo de usuáriosResumo
O pressuposto que inspira este trabalho afirma que as possibilidades de sucesso de um repositório estão diretamente associadas ao conhecimento prévio à sua implementação, tão completo quanto possível das necessidades e das características da comunidade a quem ele deve servir, especialmente seus depositantes. Com base nessa idéia foi realizado um estudo de usuários para subsidiar a construção de um repositório temático para a Conscienciologia, uma área do saber com pretensões científicas, mas que ainda não é reconhecida como tal pela ciência convencional. A comunidade objeto de estudo é relativamente bem definida e tem comportamento semelhante à s comunidades científicas tradicionais, tendo adotado métodos próprios de comunicação, que estão presentes nos formatos de suas publicações e nas reuniões promovidas pela sua comunidade para discussão de suas teorias e pesquisas. O estudo realizado tem como objetivo levantar percepções em relação à aceitação de um repositório temático de livre acesso e à existência das capacidade e das habilidades necessárias para participação de seus membros como autores /depositantes e leitores. O levantamento de dados é desenvolvido em três partes: 1 - a busca de dados preliminares ao estudo de usuários; 2- o levantamento de opiniões e percepções junto aos membros da comunidade; 3- a obtenção de informações técnicas junto a especialistas em repositórios. A metodologia empregada para o levantamento dos dados e informações inclui questionários e entrevistas. Conclui oferecendo diretrizes para o planejamento do repositório temático na área de interesse, baseadas nas necessidades e características percebidas nos levantamentos.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.