Modelo conceitual de gestão de competências para o profissional da informação com perfil de arquiteto da informação na gerência de espaços de informação digitais : estudo de caso
Palavras-chave:
competências em informação, arquitetura da informação, gestão de cargos, arquiteto da informaçãoResumo
Apresenta considerações sobre um profissional da informação que atua no gerenciamento de espaços digitais em um ambiente de arquitetura da informação organizacional. São discutidas habilidades e competências do arquiteto da informação propondo processo de geração de matriz de desempenho. Estas estruturas informacionais auxiliam os gestores de recursos humanos a manter relações entre as competências pessoais, informacionais e organizacionais. Questionam-se campos de atuação e identificam-se relações existentes entre profissionais da informação e o arquiteto da informação. Um modelo de gestão de competências para o arquiteto da informação militar é proposto para a presente tese. A epistemologia qualitativa norteou este trabalho de tese e os métodos de investigação adotados foram a pesquisa documental e entrevista.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.