O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas

Autores

  • Julia Supo Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'
  • Emir José Suaiden Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10402

Palavras-chave:

Acesso à informação., Bibliotecas digitais., Bibliotecas universitárias., Competência em informação., Estudo de usuários., Internet., Povos indígenas., Universidade de Brasília.

Resumo

Esta pesquisa analisa o uso das Bibliotecas Digitais da Biblioteca Central (BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas na UnB; detectar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da BCE/UnB e distinguir suas competências informacionais no uso destas plataformas; verificar como eles as utilizam em suas atividades acadêmicas e de pesquisa; e, por último, constatar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais. O estudo é de natureza teórica, exploratória e descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não experimental e de cunho etnográfico. A amostra abrangeu estudantes indígenas matriculados na UnB. Os resultados mostraram que esses estudantes acessam às bibliotecas digitais, porém, com frequência mínima. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas necessidades informacionais, as bibliotecas digitais da BCE não são prioridade, pois preferem acessar o buscador Google.

Biografia do Autor

  • Julia Supo, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'

    Mestre em Educação pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM, 2011). Especialista em Métodos e Técnicas de Pesquisa, Didática Universitária, Pedagogia e Currículo da Educação Superior. Graduada em Educação, especialização em Filosofia e Ciências Sociais (UNMSM, 2007). Possui estudos de doutorado em Filosofia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (2014). Atualmente é Mestranda e Bolsista em Ciências da Informação no Grupo Gestão da informação pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou como professora na Universidad Nacional Mayor de San Marcos - Peru (2012-2015). Foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Dereito e Ciência Política da Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga, Ayacucho - Peru (2012-2015).

  • Emir José Suaiden, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil'
     

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1 B e Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Emir José Suaiden é graduado (1971) em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, mestrado (1980) em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado (1989) em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado (2002) pela Universidad Carlos III de Madrid. Tem experiência na área de ciência da informação, principalmente nos seguintes temas: biblioteca pública, informação e sociedade, gestão da informação, gestão do conhecimento e inclusão digital para a inclusão social. Na década de 70 foi diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro onde colaborou na implantação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no sistema de coedição de livros e na propagação de uma política de leitura. Essas mesmas atividades foram implementadas posteriormente quando Emir José Suaiden assumiu a Presidência do Comitê Executivo do Centro de estudos para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC/Unesco). No período de 2003-2005 assumiu a Presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal onde desenvolveu atividades de fomento a pesquisa. De 2011 a 2013 foi membro do Conselho Técnico Consultivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Em 2002 desenvolveu uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatória a sua utilização no ensino público. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. São numerosas as citações nas bases de periódicos indexados do Portal Capes e em bases abertas como o Live Search. De 2005 a 2013 dirigiu o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Em setembro de 2013 foi nomeado Diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, onde permaneceu até o final de 2016. Em 2011 foi incluído no Whos Who in the World 2011, a Whos who in America Publication, Marquis Whos Who. New Jersey, january 2011, p.2537, disponível em http://www.marquiswhoswho.com. De 2013 até 2015 foi nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. (DOU 236). Em janeiro de 2014 foi nomeado membro da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal. Em março de 2017 aposentou-se da UnB e passou a ser Pesquisador Colaborador Senior da mesma Universidade.

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Publicado

2018-07-19

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Seção

Artigos

Como Citar

O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas. (2018). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(3), 625-644. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10402

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