Entre a simetria geométrica e sonora. Relato de experimento perceptivo com a caixa de música

Autores

  • José Luis Menegotto Escola Politécnica da Universidade Federal de Rio de Janeiro
  • Rodrigo Cicchelli Velloso Escola Politécnica de Música da Universidade Federal de Rio de Janeiro

Palavras-chave:

caixa de música, Iannis Xenakis, In-time, Outside-time

Resumo

O artigo relata um experimento realizado que visava a verificar a aproximação perceptiva entre a experiência visual e sonora dentro do modelo de tradução da caixa de música. A caixa de música é um mecanismo virtual de tradução de objetos geo- metricamente modelados em programa de desenho assistido por computador (CAD) a objetos sonoros equilibrados do Tipo N (Schaeffer 1966). Foram utilizadas como referência conceitual as noções de elementos musicais In-time e Outside-time de Iannis Xenakis (Xenakis 1992), expandindo-as para o campo geométrico por meio das noções de objetos geométricos In-geometry e Out- side-geometry. No final do artigo, são apresentadas as conclusões das observações realizadas.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Cicchelli Velloso, Escola Politécnica de Música da Universidade Federal de Rio de Janeiro

    Escola Politécnica de Música da Universidade Federal de Rio de Janeiro

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Publicado

2015-02-02

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha A

Como Citar

“Entre a Simetria geométrica E Sonora. Relato De Experimento Perceptivo Com a Caixa De Música”. 2015. Música Em Contexto 7 (1): 75-95. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/Musica/article/view/11095.