O ensino de integração regional latino e sul-americana pelo mote “Nuestro norte es el sur”: uma abordagem pós-colonial/ decolonial da temática a partir do contato com a arte de Torres García

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20889/M47e19001

Palavras-chave:

Integração Regional; América do Sul; Torres García; Pós- -colonialismo/Decolonialismo., Integração Regional, América do Sul, Torres Garcia, Pós-Colonialismo, Decolonialismo

Resumo

Na América do Sul, a integração regional apresenta profusão de iniciativas sobrepostas. Para perquirir o porquê disso, propõe-se abordagem pós-colonial/decolonial ao ensino do tema em Relações Internacionais, a partir da arte de Torres García, o qual sustentava, com a frase “nuestro norte es el sur”, a necessidade de se alterar as relações de poder norte-sul. Assim, visa-se a formar sujeitos críticos, repensando o lugar sul-americano no mundo.

Biografia do Autor

  • Joseli Fiorin Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

    Curso de Relações Internacionais, Santa Vitória do Palmar ”“ RS, Brazil.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“O Ensino De integração Regional Latino E Sul-Americana Pelo Mote ‘Nuestro Norte Es El sur’: Uma Abordagem pós-Colonial Decolonial Da temática a Partir Do Contato Com a Arte De Torres García”. 2018. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 19 (abril). https://doi.org/10.20889/M47e19001.

Artigos Semelhantes

1-10 de 327

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.