“Dança das cadeiras” no Mercosul

uma avaliação crítica

Autores

  • Thiago Gehre Universidade Federal de Roraima

Palavras-chave:

América do Sul, Política Externa Brasileira, Venezuela

Resumo

A América do Sul, e o Mercosul em particular, vivenciaram no ano 2012 um momento de redefinição de algumas de suas linhas políticas e estratégicas, quando se estabeleceu uma espécie de “dança das cadeiras” entre alguns países. Se por um lado, a suspensão do Paraguai e a entrada da Venezuela no bloco sul-americano colocaram em xeque a durabilidade do projeto de integração regional. Por outro, a decisão política de preservação da circunstância democrática na região se coadunou com a decisão estratégica de alçar um vizinho rico em recursos ao status de membro pleno do Mercosul, o que desencadeou dinâmicas renovadas no processo de integração regional sul-americano.

Biografia do Autor

  • Thiago Gehre, Universidade Federal de Roraima

    Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima - UFRR e Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília - UnB.

Downloads

Como Citar

“‘Dança Das cadeiras’ No Mercosul: Uma avaliação crítica”. 2017. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 13 (133): 47-53. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/MED/article/view/4603.

Artigos Semelhantes

1-10 de 789

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.