A Arte de NÃO Fazer a Guerra

novos comentários à Estratégia Nacional de Defesa

Autores

  • Paulo Roberto Almeida Ministério das Relações Exteriores; Centro Universitário de Brasília - Uniceub

Palavras-chave:

Política Externa Brasileira, Estratégia Nacional de Defesa, avaliação crítica

Resumo

Análise crítica da Estratégia Nacional de Defesa, divulgada em dezembro de 2009, demonstrando que não se trata de uma estratégia e muito menos de defesa, sendo apenas prosaicamente nacional, no sentido tradicional da palavra (protecionista e introvertido). Depois de uma crítica a esses aspectos da END, faz-se uma apresentação dos elementos que uma END adequada deveria conter para corresponder a suas intenções declaradas.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Almeida, Ministério das Relações Exteriores; Centro Universitário de Brasília - Uniceub

    Doutor em ciências sociais pela Universidade de Bruxelas (1984); diplomata de carreira do serviço exterior brasileiro desde 1977; professor de Economia Política Internacional no Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de Brasilia - Uniceub; autor de diversos livros de história diplomática e de relações internacionais (www.pralmeida.org - pralmeida@mac.com).

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“A Arte De NÃO Fazer a Guerra: Novos comentários à Estratégia Nacional De Defesa”. 2017. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 11 (119): 21-31. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/MED/article/view/4163.

Artigos Semelhantes

21-30 de 1030

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.