A EXPANSÃO DA ATIVIDADE EXTRATIVA MINERAL SOBRE ÁREAS DE ASSENTAMENTO NA PARAÍBA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo procura analisar a expansão da mineração sobre áreas de assentamento rural e os conflitos territoriais decorrentes deste processo tomando como ponto de partida a expansão da indústria de cimento em áreas de assentamentos no litoral sul da Paraíba. Partimos de uma análise bibliográfica de pesquisas que abordam a temática em pauta e realizamos também um levantamento de dados na Agencia Nacional de Mineração ANM (antigo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM) sobre a produção mineral, além do levantamento de informações sobre assentamentos rurais junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Como Citar
Referências
BRASIL. (2017) Lei nº 13.465, de 11 de julho de 2017. Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p.1, 12 Jul.
DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral. Anuário Mineral Brasileiro. 2010. Disponível em: <http://www.anm.gov.br/dnpm/publicacoes/serie-estatisticas-e-economia-mineral/anuario-mineral/anuariomineral-brasileiro/anuario-mineral-brasileiro-2010> acesso em março de 2017.
DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral. Pesquisa de Processos - 2017. Disponível em <https://sistemas.dnpm.gov.br/SCM/Extra/site/admin/pesquisarProcessos.aspx>
GONÇALVES, Ricardo Júnior de Assis Fernandes. No horizonte, a exaustão: disputas pelo subsolo e efeitos socioespaciais dos grandes projetos de extrativismo mineral. 2016. Tese em Geografia. Universidade Federal de Goiás.
INCRA. Relação das Áreas de Assentamento da Paraíba. João Pessoa: Relatório do Incra, 2017.
MALERBA, J. Mineração e questão agrária: as reconfigurações da luta pela terra quando a disputa pelo solo se dá a partir do subsolo. Conflitos no Campo Brasil, v. 1, p. 78-84, 2015.
MILANEZ, B. O Brasil no contexto da mineração global. In: Murad, Afonso; Bossi, Dário. (Org.). Igreja e mineração: em defesa da vida e dos territórios. 1ed. Brasília: Edições CNBB, 2015, v. 1, p. 119-124.
MOREIRA, E. ; TARGINO, Ivan. Espaço, capital e trabalho no campo paraibano. Revista da ANPEGE, v.7, p. 135-146, 2011.
SAUER, Sérgio; ALBUQUERQUE, Ralph de M.. Neoextrativismo, mineração e disputas por terra no campo brasileiro. In: Marco Antônio Mitidiero Jr.; Maria Franco Garcia; Pedro Costa Guedes Viana. (Org.). A questão agrária no século XXI: Escalas, dinâmicas e conflitos territoriais. 1ed.São Paulo: Outras Expressões, 2015, v. 1, p. 251-277.
SAUER, Sérgio; LEITE, Acácio Z. . Medida Provisória 759: descaminhos da reforma agrária e legalização da grilagem de terras no Brasil. Retratos de Assentamentos, v. 20, p. 14-40, 2017.